NOVIDADES CONTEMPORANE
Dicas para a harmonização com vinhos
Um dos segredos para criar experiências gastronômicas incríveis é a harmonização de pratos com vinhos. Em uma relação incrível, a harmonização realça os sabores tanto do vinho quanto dos pratos que o acompanham criando experiências sensoriais completas e inesquecíveis.
Dicas gerais de harmonização
Existem algumas verdade universais que facilitam na hora de harmonizar vinhos com diferentes pratos, acompanhe algumas delas:
- Molhos cítricos ou ácidos: pede vinhos ácidos, sejam tintos ou brancos;
- Carnes brancas: harmonizam bem com vinhos brancos. Porém quando forem preparadas com molho o vinho deve harmonizar com ele e não com a proteína;
- Carnes ricas: vão bem com vinhos fortes;
- Filé: é perfeito com Pinot Noir ou Beaujolais;
- Costela bovina: o corte combina com Malbec ou Cabernet Sauvignon;
- Pratos apimentados: harmonizam perfeitamente com Syrah e Cabernet Savignon;
- Churrasco: pedem Cabernet ou Malbec;
- Carnes vermelhas magras e de caça: o Carménère é uma ótima opção para pratos com estas proteínas.
Harmonização de vinhos com aperitivos
Aperitivos costumam envolver queijos, patês, castanhas e embutidos, principalmente no Brasil. Para não errar na harmonização com estes pratos, procure escolher vinhos que combinam com diferentes pratos, os chamados “vinhos coringas”. Espumantes e vinhos brancos costumam ser boas opções.
Falando especificamente dos embutidos, que possuem alto teor de gordura, é interessante harmonizar com vinhos brancos frizantes ou com vinhos tintos leves, como o Pinot Noir e o Valpolicella, por exemplo.
Harmonizando com peixes e frutos do mar
Vinhos brancos leves, como o Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Vinho Verde e o Albariño são alguns dos ideais para combinar com moluscos, caranguejos, lagostas e vieiras.
Porém, quando os pratos vierem acompanhados de manteiga ou creme, eles podem ser melhor harmonizados com vinhos brancos aromáticos, como o Riesling ou o Torrontés.
Já peixes, sushi, camarões e ceviches vão muito bem com vinhos brancos encorpados como os espumantes, prosseccos e o Chardonnay. O bacalhau é uma exceção, harmonizando melhor com tintos leves.
Harmonizando com sobremesas
Vinhos do porto ou vinhos brancos doces são ótimas pedidas para harmonização com sobremesas. Aquelas à base de chocolate combinam com vinhos Vintage ou mesmo com o Porto LBV.
Sobremesas à base de ovos, vão bem com Porto Twnies, por exemplo. Os pratos com queijo costumam harmonizar bem com Porto Ruby Reserva, já os pratos doces mais leves pedem vinhos jovens, como o Tawny Reserva.
Harmonize vinhos com os deliciosos pratos do Contemporane
No Contemporane Restaurante você pode se deliciar com pratos saborosos da cozinha contemporânea global, viajando por um mundo gastronômico completo ao mesmo tempo em que saboreia um dos inúmeros vinhos de nossa adega.
Veja a carta de vinhos do Contemporane e visite o restaurante para ter uma experiência gastronômica insquecível. Venha conhecer o Contemporane Restaurante!