NOVIDADES CONTEMPORANE

Fique por dentro das notícias
Publicado em: 11/07/2018

Conheça os diferentes tipos de vinhos

 

Não precisa ser um sommelier para apreciar um bom copo de vinho, mas saber um pouco mais sobre a bebida e seus diferentes tipos com certeza ajuda a tornar a experiência muito mais interessante.

 

Veja uma lista com alguns dos tipos de vinhos e suas características, como o tipo de uva usado e perfil de sabor. Tudo para que você possa apreciar ao máximo estas bebidas tão sofisticadas e deliciosas, e também impressionar outras pessoas escolhendo vinhos perfeitos para agradá-las. Acompanhe!

 

Classificação dos vinhos

 

Primeiramente é interessante entender um pouco sobre as classificações dessa bebida. Elas são agrupadas em diferentes tipos de vinhos de acordo com suas classes, cores e teor de açúcar nas bebidas.



Classes de vinhos

 

  • Vinho de mesa: com 10% a 13%;
  • Vinho Leve: com 7% a 9,9%;
  • Champanhe: vinhos espumantes com 10% a 13% de graduação alcoólica;
  • Licoroso: vinhos com teor graduação alcoólica entre 14% e 18%, obtida pela adição de álcool potável, mosto concentrado, sacarose e caramelo;
  • Composto: São vinhos com 15% a 18% de teor alcoólico,atingida por um processo de adição de concentrados de plantas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico e açúcares.



Cores dos vinhos

 

 

  • Tinto: feito com uvas tintas, é um vinho com uma cor entre o vermelho e o roxo, varia de acordo com a fruta usada e a maturidade do vinho;
  • Rosado: também produzido com uvas tintas, mas as cascas não são utilizadas durante todo o processo de fabricação, deixando um tom mais leve e rosado;
  • Branco: produzido com uvas brancas e também com uvas tintas, mas sem utilizar as cascas em nenhum estágio da fabricação.

 



Teor de açúcar dos vinhos

 

 

  • Seco: com no máximo 5 gramas de açúcar por litro;
  • Meio-doce: possui 5 a 20 gramas de açúcar por litro;
  • Suave: vinhos com mais de 20 gramas de açúcar por litro.

 

 

Tipos de vinhos mais proeminentes

 

Cabernet Sauvignon

Um dos mais famosos tipos de vinho, ele é mais conhecido por sua coloração escura, mas também tem ótimos rótulos de vinhos brancos deste tipo. São vinhos de mesa secos e com aromas complexos.

 

Chardonnay

Vinho branco e, em sua maioria, seco. Este tipo é exemplificado pelos espumantes e champanhes. Os rótulos franceses são os mais famosos, mas também é produzido na Itália, Brasil e na Califórnia (EUA).

 

Merlot

Com ótimos rótulos produzidos na Califórnia e no Brasil, além da França, estes vinhos tintos são menos encorpados que o Cabernet Sauvignon e costumam ser de mesa e secos. Aqui, o sabor é encorpado, frutado e equilibrado.

 

Pinot Noir

Uma bebida delicada e que precisa ser envelhecida por alguns anos para atingir a excelência em qualidade e sabor. São, em sua maioria, vinhos tintos e costumam ser de mesa ou espumantes. O sabor deste vinho é mais sutil.

 

Malbec

Com um paladar complexo, apresenta um amargor maior que o do Cabernet Sauvignon e são concentrados, oferecendo consistência e maciez, com toques frutados. Costumam ser vinhos de mesa, tintos e secos. Aprenda mais sobre vinhos neste guia completo do BenVino.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre vinhos, que tal experimentá-los e começar a descobrir quais são os seus favoritos? Visite o Contemporane e conheça nossa extensa carta de vinhos. Deguste os melhores rótulos ao mesmo tempo em que aprecia um de nossos pratos da alta gastronomia. Venha nos visitar!