NOVIDADES CONTEMPORANE

Fique por dentro das notícias
Publicado em: 11/07/2018

Carpaccio: sabor veneziano em sua mesa

Foi em 1950, em um bar de Veneza, que surgiu um dos aperitivos mais famosos da culinária italiana. O carpaccio conquistou a alta gastronomia e hoje faz parte do cardápio dos melhores restaurantes em todo o mundo.

 

Um dos estabelecimentos mais procurados de Veneza, o Harry’s Bar contava com frequentadores ilustres e famosos e foi atendendo ao pedido de um destes clientes ilustres que surgiu o primeiro carpaccio.

 

A cliente, condessa Amália Moncenigo, chegou ao bar com uma recomendação de seu médico: comer carne crua para combater uma anemia. Assim, o chef Giuseppe Cipriani criou um prato com carne bovina crua e fatiada bem fina, acompanhada de um molho com maionese, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta do reino (branca).

 

Este prato simples, leve e saboroso logo conquistou o público e se espalhou pela Europa, chegando ao Brasil apenas nos anos de 1970, trazido para São Paulo pelo chef italiano Massimo Ferrari.

 

A versatilidade do carpaccio

 

É possível fazer carpaccio com diferentes proteínas, como polvo, vieira, salmão, atum, entre outros, e seu molho pode ser desenvolvido para ter uma harmonia perfeita com a carne escolhida.

 

Carpaccios de atum vão muito bem com um molho composto de suco de limão siciliano. Já o acompanhamento do prato com vieiras pede um tempero mais forte e o de polvo vai bem com um tempero leve, que permite degustar bem a saborosa proteína.

 

Este prato não envolve nenhum processo de cozimento e tem um preparo simples, com a complexidade sendo presente no molho que o acompanha. Combinando sabores que harmonizam perfeitamente com a proteína em um equilíbrio leve e que não ofusca nenhum ingrediente.

 

Harmonização com vinhos

 

Este prato leve também pode ser muito bem harmonizado com diferentes tipos de vinhos, veja alguns exemplos:

 

  • Pinot Grigio: Harmoniza muito bem com o carpaccio de de vieiras;
  • Sauvignon Blanc: ótima combinação com carpaccio de polvo;
  • Pinot Noir: vai muito bem com um prato vegetariano, como o carpaccio de beterraba;
  • Pinot Nero: perfeito para harmonizar com o tradicional carpaccio de carne.

 

Depois de aprender mais sobre a história desta entrada italiana que conquistou a alta gastronomia, que tal experimentar o famoso carpaccio do Contemporane? Nossa receita é de carpaccio de lagarto, um saboroso prato com lâminas de lagarto acompanhado de rúcula, parmesão faixa azul e molho de mostarda com alcaparras. Aproveite também para harmonizar com uma das opções de nossa carta de vinhos, que tornam sua experiência ainda mais deliciosa.

 

Visite o Contemporane e viagem pelo mundo gastronômico com pratos cheios de história e imenso sabor, preparados para levar você em uma viagem pelo mundo através do paladar!